Classificação e Laboratório de Análise
de Serviços Padronizados Ltda. - EPP

Soja: Argentina pode ficar com fatia do mercado externo do BR

22/03/2016

A semana começou com alta na cotação do dólar, alta nos preços da soja na Bolsa de Chicago e alta nos prêmios para exportação. A combinação favorável não animou os produtores a comercializarem o grão. O dia foi de baixo volume de negócios no mercado brasileiro de soja, com vendedores confiantes que preços melhores virão.

A colheita segue avançando em boa parte do Brasil. Neste momento é importante ter um olhar voltado para o campo e outro para o mercado. É importante se manter atento, especialmente porque a expectativa por preços muito mais altos pode não se concretizar, diz o analista da Agrinvest, Marcos Araújo.

“A última medição de campo na Argentina está mostrando que eles podem ter uma produção ao redor de 61 milhões de toneladas. Se isso se confirmar, poderia neutralizar os efeitos de quebras no Brasil e eles pegariam a fatia do mercado externo brasileiro. Isso limita altas de preços. Aqui nos Estados Unidos nós temos um grande estoque de soja disponível para comercialização o que também põe limites nas cotações”, alerta Araújo.

Fonte: Canal Rural